Como fazer

Comunicação Oficial

label_outline Conceito

Definição e uso

Na comunicação que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e particulares, em caráter oficial, há exigências específicas.

Para delimitar os padrões dos elementos de cada forma (memorandos, ofício, despachos…) foram publicados o Manual de Redação da Presidência da República (de abrangência Federal Pública) e o Manual de Atos e Comunicações Oficiais da UFF, complementar e de abrangência institucional Universitária. As diretrizes e determinações neles contidas são de uso obrigatório.

warning Observações

Indicação para aplicação prática

A seção Como Fazer Documentos deste sítio disponibiliza vários tipos de documentos em conformidade com os manuais, cujas regras são aplicadas em forma de modelo eletrônico (arquivos formatados para MS Word ou Libreoffice Writer). Eles são facilmente usáveis na confecção da memorandos, ofícios, listas de inservíveis e inviáveis economicamente e outros documentos, por qualquer setor do ICHF.

save Download dos Manuais

Documentos oficiais: governamental e institucional
Manuais disponíveis:
  1. file_download Manual de Redação da Presidência da República, em sua 2a edição, revista e atualizada de 2002;
  2. file_download Manual de Atos e Comunicações Oficiais da UFF, versão 2003.

Campus do Gragoatá - Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Blocos N, O e P - São Domingos - Niterói - CEP 24210-201 - RJ - Brasil — Contatos

arrow_upwardTopo