Como fazer

Ofícios

ondemand_video Tutorial Ofícios

Vídeo Tutorial

Aprenda a usar o Modelo Estruturado de Memorando no Writer do Libreoffice (equivalente ao MS Word).

Wellington de Oliveira Teixeira para ICHF UFF — exclusivamente para Uso Não Comercial.

Licença Creative Commons Atribuição by-nc-sa

save Download e Dicas de Uso

Utilizando na prática

file_download Download do Padrão de Ofícios para LibreOffice Writer e para Microsoft Word.


Como usar:
  1. Ao clicar duas vezes no arquivo baixado, será criado um arquivo novo, sem alterar o original;
  2. Salve este arquivo com o nome no padrão Oficio-SIGLA-Nº-Ano-PalavrasChaveDoAssunto, de acordo com o número e ano do Ofício atual. Por exemplo: Oficio-GSO-26-2016-Cessão de Espaço para evento. Esse formato visa rapidez de pesquisa na cópia de segurança da documentação de todos os setores, efetuada pelo TI;
  3. Clique duas vezes para inserir as informações solicitadas;
  4. Estilize o texto como ConteúdoNumerado somente após a digição no formato CorpoDoTexto (indicado para usuários do MS Word), ou digite o primeiro parágrafo e clique em ENTER para iniciar a numeração e a digitação dos demais parágrafos;
  5. Salve este arquivo e crie uma cópia em PDF, que será guardado em backup.

label_outline Conceito

Definição e uso

Comunicação que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e particulares, em caráter oficial. É o tipo mais comum de correspondência oficial. Embora normalmente o conteúdo do ofício seja matéria administrativa, pode também vincular matéria de caráter social, relativa ao relacionamento do agente administrativo em decorrência do seu cargo ou função. É de competência do Reitor, Pró-Reitores, Diretores de Divisão, Chefes de Departamentos.

store Forma e Estrutura

Itens sequenciais e obrigatórios
  1. Timbre da Instituição;
  2. Oficio (caixa alta, por extenso), seguido de numeração (seqüencial crescente e anual) e sigla do órgão expedidor com sua vinculação hierárquica – a barra separa níveis de hierarquia (inferior/superior);
  3. Local e data por extenso, alinhado à direita;
  4. À/Ao, pronome de tratamento designativo do cargo ou função e nome do Destinatário;
  5. Cargo e Endereço completo;
  6. Assunto: teor da comunicação em negrito;
  7. Vocativo e função do destinatário;
  8. Texto: conteúdo do documento, com parágrafos numerados na margem esquerda do texto;
  9. Fecho: fórmula de cortesia: Respeitosamente, para autoridades superiores e Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou hierarquia inferior;
  10. Assinatura, nome, cargo ou função do remetente;
  11. É obrigatório constar, a partir da segunda página, o número da página.

assignment Modelo

Elementos, na prática
  • Timbre da Instituição;
  • OFÍCIO Nº/Ano do ofício-Sigla do órgão expedidor;
  • Local, Data por extenso;
  • Destinatário;
    1. A(o) Excelentíssimo(a) Sr(ª). | Senhor(a) Nome do Destinatário;
    2. Cargo;
    3. Endereço até bairro;
    4. CEP - Cidade e UF.
  • Assunto;
  • A(o) Excelentíssimo(a) Sr(ª). | Senhor(a) CargoDoDestinatário;
  • Texto em parágrafos numerados;
    1. Introdução;
    2. Um parágrafo para cada item da ideia ou assunto;
    3. Resumo indicando o processo a seguir ou arquivamento.
  • Respeitosamente | Atenciosamente, de acordo com o cargo do destinatário;
  • Assinatura, cargo ou função do signatário, apostos a carimbo.
  • warning Observações

    Itens para verificação
    1. Está abolido o uso do tratamento superlativo digníssimo (DD) e ilustríssimo (Ilmo.);
    2. Exceto o Excelentíssimo (Chefes de Poder), Vossa Senhoria é empregado para demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor;
    3. Mencione o nome do destinatário, sempre que conhecido;
    4. Trate um assunto em cada ofício para facilitar a busca nos arquivos.

    library_books Visualização

    Modelo fictício

    O exemplo abaixo apresenta uma versão completa

    • Brasil - Brasão da República
      SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
      MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
      UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
      INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
      Departamento de Antropologia

      Ofício nº 000/-GAP/ICHF/UFF

      Niterói,



       

      Ao Senhor Fulano de Tal
      Diretor da Associação Brasileira de Antropologia
      Caixa Postal 04491
      CEP: 70904-970 - Brasília-DF

      Assunto: Visita técnica.

               Senhor Diretor,

      1.        Agradecemos a V.Sa. a atenção e o tratamento dispensados aos representantes deste Departamento, quando da visita técnica no dia 02 de fevereiro próximo passado, durante a qual foram recebidos por esta Diretoria.

      2.      Esperamos, neste mandato, intensificar as relações de cooperação mútua com a ABA.

      3.        Aproveitamos para parabenizá-lo pela posse, no próximo dia 14 de março, no cargo de Diretor da Associação Brasileira de Antropologia, e desejamos pleno êxito de seus objetivos.

      Atenciosamente,

      Assinatura
      Chefe do Departamento - SIAPE (carimbo do servidor)

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