Como fazer

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

ondemand_video Tutorial T.C.C.

Vídeo Tutorial

Aprenda a usar as Estruturas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Writer do Libreoffice (equivalente ao MS Word).

Wellington de Oliveira Teixeira para ICHF UFF — exclusivamente para Uso Não Comercial.

Licença Creative Commons Atribuição by-nc-sa

label_outline Conceito

Definição e uso

São os modelos de trabalho acadêmico de Conclusão de Curso de Graduação (Monografia de Graduação) e de Pós-graduação Lato sensu (Monografia de Especialização ou MBA) ou Stricto sensu (Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado) a serem desenvolvidos por graduandos ou especializandos, mestrando ou doutorandos ao final do curso. É um trabalho que exije muita atenção pois envolve muitas regras e uma boa estruturação das informações. Graduandos, de maneira geral, têm dificuldade em sua composição.

Para facilitar a composição do TCC, o arquivo de Exemplo fornece dicas e informações importantíssimas para agilizar o trabalho, além de diversos exemplos esclarecidos para retirar as dúvidas. A Estrutura elimina a perda de tempo com formatação pois segue as Regras da ABNT e do IBGE e as Diretrizes da UFF.

save Downloads e Dicas de Uso

Utilização prática

warning É preciso ter o Libreoffice instalado para usar a estrutura modelo.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
    1. file_download Estrutura de Monografia de Graduação;
  2. Trabalhos de Conclusão de Cursos de Pós-graduação:
    1. file_download Estrutura de Monografia de Especialização;
    2. file_download Estrutura de Dissertação de Mestrado;
    3. file_download Estrutura de Tese de Doutorado.
  3. Visualização de um TCC Completo, com explicação simplificada e exemplificada dos elementos para eliminar as dúvidas
    1. file_download Exemplo de Trabalho de Conclusão de Curso (Monografias, dissertação e tese).
Licença de Software Livre AGPL, 2016-… Wellington de Oliveira Teixeira para ICHF UFF — exclusivamente para Uso Não Comercial.


Siga as seguintes orientações
  1. Ao clicar duas vezes no arquivo baixado, será criado um arquivo novo, sem alterar o original;
  2. Salve imediatamente este arquivo e as edições feitas posteriormente com um nome no padrão CPFSomenteNúmeros-TipoDeTCC-Versão. Exemplos: 12345678912-MonografiaGraduacao-03-NOV, 12345678912-MonografiaEspecializacao-03-NOV, 98765432198-Dissertação-03-NOV ou 45612378912-Tese-03-NOV;
  3. Insira as informações solicitadas (clicar duas vezes seleciona palavras agrupadas, como NomeDoCurso, TítuloDaTabela) em todo o documento;
  4. Em Introdução, apresente objetiva e resumidamente o teor do trabalho. Use expressões como 'se propõe', 'pretende-se', 'objetiva-se' para descrever a seção de Desenvolvimento (capítulos);
  5. Substitua o(s) título(s) do(s) próximo(s) capítulo(s) e desenvolva o texto inserindo as informações pesquisadas;
    1. Em textos copiados da internet, de arquivos pdf ou do MS Word, após colados e com o texto selecionado, aplique o estilo CorpoDoTexto e use o atalho Ctrl+M para Limpar Formatação Direta;
    2. Sempre que copiar um texto da internet, copie junto o endereço do sítio e, conforme for fazendo citações, insira essa informação na Nota de rodapé ou na Referência Bibliográfica no capítulo Fontes;
    3. Para inserir um Quadro ou tabela, copie e cole o exemplo (disponível no final da estrutura) no local desejado. Faça as modificações necessárias usando o botão direito do mouse ou a barra que surge quando se clica em seu interior. Não esqueça de substituir as informações padrões;
  6. Finalize seu trabalho;
    1. Apague a seção de exemplos;
    2. Vá ao menu Ferramentas e clique em Atualizar → Atualizar tudo. Isso colocará as informações do seu trabalho nos Índices de Figuras e de Tabelas e no Sumário (a área cinzenta deles é exclusiva da tela).
  7. Clique no Botão PDF ou no menu Arquivo → Exportar como PDF e salve uma cópia do TCC neste formato;
  8. Grave um CD contendo este arquivo para entregar na Coordenação do curso e/ou, se necessário, imprimir.

store Forma e Estrutura

Itens sequenciais e obrigatórios
  • Pré-textuais;
    1. Capa;
    2. Folha de rosto;
    3. Errata;
    4. Folha de aprovação;
    5. Dedicatória, Agradecimentos e Epígrafe (opcionais);
    6. Resumo na língua vernácula;
    7. Resumo em língua estrangeira.
    8. Listas de ilustrações (figuras —, de abreviaturas e siglas e de símbolos (quando requeridos por linguagem técnica)e tabelas) — quando existentes no texto;
    9. Sumário.
  • Textuais;
    1. Introdução;
    2. Capítulos;
    3. Considerações finais.
  • Pós-textuais.
    1. Fontes;
      1. Referências Biliográficas;
      2. Outras referências.
    2. Apêndices (opcional);
    3. Anexos (opcional);
    4. Glossário (opcional).
    5. ìndices (opcional).
  • warning Observações

    Itens para verificação
    1. Tabelas difereciam-se nas ilustrações por conter informações tratadas estatisticamente; espacejamento prévio e posterior diferenciados; e é o único caso onde a legenda (título) precede a ilustração.
    2. Quadros não contêm estatísticas, apesar do formato tabular; apenas agrupam informações e estão incluídos na categoria Figuras, onde também encontram-se fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, dentre outros.
    3. Ilustrações (figuras ou tabelas) retiradas da internet devem conter no parágrafo de Fonte a indicação Sítio NomeDoSítio1, onde a nota de rodapé informa Disponível em: < http://www.endereço >. Acesso em dd/mm/ano.
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