Laboratório de Informática ICHF

Pesquisa e Produção de Trabalhos Acadêmicos

visibility Destaques

Novidades e avisos gerais.

Fique atento: a identificação por cores e marcações temáticas (tags) determinam Áreas de interesse.

  • notifications_active
    AVISO II

    Um novo Labinfo — infraestrutura, servidor, estações de trabalhos (inclui cadeirante), escaninhos para guardar o material — está chegando. Acréscimos visando nova Rede de internet (pela STI) e acessibilidade adiaram o término. Mas estamos quase lá!

    FuncionamentoInformação

  • playlist_add_check
    ROTEIROS

    Como entender e realizar uma Leitura Analítica e compor Artigos Científicos: os novos roteiros do Labinfo

    RoteirosInformação
  • Atendento a solicitações dos usuários, foram desenvolvidos dois roteiros com informações indispensáveis, apresentadas de forma clara e facilitada. No estilo passo-a-passo, o primeiro contém um esquema, de uma página apenas, para a realização de Leitura Analítica; o segundo, com duas páginas, contém as informações essenciais para a composição de artigos científicos.

    Um complemento importante, o roteiro Nove perguntas de um artigo científico, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Teconologia, Inovações e Comunicações, traz um gráfico com as etapas a serem seguidas.

    file_download Roteiros em formato PDF

    blur_on Em 19/09/2017 às 21h30min. Edição: Wellington de Oliveira Teixeira.

  • notifications_active
    ALERTA
    Ministério da Saúde alerta sobre o aumento dos casos de Aids na faixa etária entre 15 e 24 anos.

    Em levantamento mais recente, entre 2006 e 2015, a taxa entre aqueles com 15 e 19 anos mais que triplicou, passando de 2,4 para 6,9 casos a cada 100 mil habitantes. Entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa dobrou, indo de 15,9 para 33,1 casos a cada 100 mil habitantes.

    Cuide-se. Há consequências pela falta de uso do preservativo.

    AidsInformação

  • Logotipo ICHF

    Um novo sítio responsivo e estruturado como Base de conhecimentos

    AvaliaçãoInformação
    blur_on Em 15/10/2016 às 13h45min. Edição: Wellington de Oliveira Teixeira.

    Responsividade: a apresentação da informação de forma acessível e confortável para diversos meios de acesso.
    Base de Conhecimento: acúmulo de conhecimento sobre um determinado assunto que pode ser utilizado na solução dos problemas dos usuários.

    A proposta da nova interface deste sítio é tornar a navegação confortável e intuitiva, utilizando elementos específicos como cores, ícones e marcações temáticas (tags) para determinar Áreas de interesse e auxiliar a identificação imediata de informações pessoalmente relevantes. O Menu Geral em formato de Mapa do sítio, com seções destacadas, permite uma visualização global de seu conteúdo e acesso imediato ao que interessa.

    O que mudou?

    O novo sítio do ICHF inova com áreas de Base de Conhecimento: as seções Como Fazer Documentos, Como Fazer Agendamentos, Como Fazer Trabalhos Acadêmicos e Como Fazer Eleições estruturam-se em formato de tutorial aplicado, complementados por um vídeo.

    • Em Documentos, a definição, legislação, modelos, visualização e downloads de modelos aplicáveis de forma imediata, torna o processo de aprendizado muito mais visual, ágil e facilitado. E todos são complementados por dicas de padronização importantes para buscas mais eficientes e backups funcionais,
    • Em Agendamentos, além dos elementos explicativos de Documentos, há o direcionamento para um sítio exclusivo para realizá-los.

    Promove a cidadania em sua Comunidade, ampliando o conhecimento Institucional por meio de Infográficos que permitem, especialmente aos recém-chegados, entender a sua inserção no ICHF.

    • Cursos: estrutura e hierarquia universitária; o que são e como atuam os departamentos e coordenações; professores e técnicos, a matriz curricular e estágio que são elementos relacionados a ele;
    • Secretaria Geral: estrutura, modo de atuação, equipe, formas de contato, horários de atendimento, dentre outros;
    • Administração: estrutura, modo de atuação, equipe, formas de contato, horários de atendimento, dentre outros;
    • Próximos Infográficos:
    • Carreira Docente: estrutura, documentação necessária, fluxograma de processamento, acessos à Comissão Permanente, dentre outros. Focará na Capacitação e na Progressão.

    Todas as informações institucionais são realizadas de forma sucinta, mas permite sua complementação com acessos à páginas conectadas e/ou documentos em diversos formatos. As informações técnicas e licenciamentos encontram-se na Seção Estruturação e Conteúdo.

    Ajude-nos a aprimorá-lo! Dê sua opinião, respondendo a pesquisa ou enviando mensagem para a administração do sítio pelo endereço labinfo_coord@vm.uff.br

  • Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

    Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

    Tecnologia SocialPrêmio
    blur_on Em 29/03/2017 às 19h44min. Fonte: Agência Brasil. Edição: Wellington de Oliveira Teixeira.

    O principal objetivo do prêmio é reconhecer e certificar experiências de tecnologias sociais e incluí-las no Banco de Tecnologias Sociais da instituição, base de dados que reúne as metodologias reconhecidas e as disponibiliza em uma plataforma online, em diferentes idiomas. Atualmente, a base de dados tem 850 iniciativas vinculadas.

    O Prêmio visa reconhecer iniciativas sociais que encontram soluções fáceis e de baixo custo para desafios do cotidiano e que causem impacto efetivo na vida da comunidade. É realizado a cada dois anos com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e pode participar da seleção qualquer instituição brasileira sem fim lucrativo (fundações, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa). A iniciativa deve ser desenvolvida no Brasil e passível de ser reaplicada em diferentes localidades do país.

    Categorias

    Internacional. As categorias serão: Água e Meio Ambiente, Agroecologia ou Cidades Sustentáveis. Podem concorrer iniciativas de um ou mais países da América Latina e do Caribe, desde que os projetos possam ser reaplicados no Brasil.

    Nacional. As categorias estão relacionadas ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

    • Água e Meio Ambiente;
    • Agroecologia;
    • Economia Solidária;
    • Educação;
    • Saúde e Bem-Estar;
    • Cidades Sustentáveis e Inovação Digital.
    Premiação

    Nesta edição, o primeiro lugar de cada categoria será premiado com R$ 50 mil e será dado um troféu e vídeo retratando sua iniciativa para as 18 instituições finalistas. Tecnologias sociais que promovem o protagonismo e o empoderamento feminino receberão um bônus de 5% na pontuação total. As inscrições terminam em 31-MAI e a escolha do projeto vencedor de cada categoria ocorrerá em novembro. Os critérios para o processo de inscrição podem ser acessados no site www.fbb.org.br/premio.

    O prêmio representa uma ferramenta de certificação dessas tecnologias para depois divulgá-las no banco de tecnologias sociais, e quem sabe, outras pessoas ou entidades possam aproveitar e se inspirar para desenvolver outras experiências.
    Marco Aurélio Cirilo Lemos, assessor de tecnologia social da Fundação Banco do Brasil

ondemand_video Vídeos

Tutoriais e utilitários

Aprenda a prdouzir um Trabalho de Conclusão de Curso acadêmico.

receipt Dialogando

Visões de mundo contemporâneas.

Produzidos pela Comunidade do ICHF, os artigos do Dialogando buscam refletir questões da realidade em forma de temas, sempre com um viés inclusivo e colaborativo. Professores, alunos e técnicos-administrativos podem propor temas, trazer textos para avaliação, de modo a contribuir.


  • WIKILEAKS
    Logotipo WikiLeaks - Reprodução
  • O fenômeno Wikileaks é considerado por muitos o mais polêmico deste século, o site é avaliado de formas bem distintas: de ciberterrorista (ou terrorista hi-tech, como o vice-presidente do EUA o classificou), a revolucionário, por teóricos e ativistas de movimentos sociais, pela restituição ao centro de debates a trilogia política, sociedade e mídia. O site se tornou uma referência, após a publicação de informações confidenciais de governos e de grandes mpresas, fato que mobilizou a opinião pública e questionou a qualidade da informação oferecida pela mídia tradicional. Como o fenômeno Wikileaks e Julian Assange estão posicionados na macro e micro visão da realidade contemporânea?

    blur_on Em 01/02/2017 às 20h45min. Edição: Wellington de Oliveira Teixeira.

arrow_upwardTopo