Logotipo ICHF

cast Informes

Assuntos Gerais

Clique na Notícia para expandir ou encolher o artigo. Áreas de interesse estão identificadas por cores, complementadas por etiquetas temáticas (tags).

• reestruturação do espaço físico do ICHF

Foto: Wellington de Oliveira Teixeira

Representantes da Reitoria conhecem a reestruturação do espaço físico do ICHF

RestruturaçãoEspaços Físicos

blur_on Em 25-08-2017 às 16h10min. Atualizado para correções às 18h20min. Fontes: . Edição: Wellington de Oliveira Teixeira.

Desenvolver uma universidade exige a preocupação com a qualidade de um ensino crítico e reflexivo, acompanhada em igual proporção pela compreensão da diversidade e pelos ideais de solidariedade humana e respeito à liberdade. Essas características fazem do ICHF um instituto que efetiva sua missão na Universidade pública.

Reitor e Vice-reitor da UFF, Direções dos institutos ICHF e IHT e Representantes dos consulares do Brics e da SRI UFF

Foto: Wellington de Oliveira Teixeira

A atual Direção do ICHF, de forma dialogada com a comunidade, vem identificando questões e desenvolvendo a remodelação e a humanização dos espaços físicos. Salas para diferentes tipos de atividades de graduação, extensão e de pós-graduação capacitadas para receber um público inferior aos dos grandes auditórios (até 40 pessoas), foi definida como uma das prioridades.

As novas instalações do Bloco O não apenas ampliam como melhoram a capacidade do Instituto para realizar eventos em ambiente apropriado e foram apresentadas a alta administração da UFF que veio participar da inauguração do Núcleo de Estudos dos Países Brics (NEPB) e conhecer a reformulação dos espaços do Instituto, neste 24-AGO.

A reestruturação do ICHF se dá em um contexto de reformulação institucional, por conta da constituição de dois novos Institutos, o de Psicologia e o de História, e permitirá um uso racional e eficiente para todos os usuários e uma administração mais eficiente.
    Alessandra Siqueira Barreto, diretora do ICHF

A professora Alessandra identifica que o projeto já estruturou a Administração, as Secretarias Gerais do ICHF e a das Coordenações de Cusos de Graduação, o espaço do refeitório, que também poderá ser utilizado para pequenas reuniões dos trabalhadores, além da ampla Sala de Estudos no térreo do Bloco O (sala 102). No entanto, seu olhar avança agora para a melhoria dos espaços de representação estudantil (Diretórios e Centros Acadêmicos) e diversas instalações de Rede e Internet, que estão obsoletas e apresentam problemas crônicos.

É importante destacar que a participação de toda a comunidade do ICHF, desde a indicação de necessidades às sugestões de localização e remodelação, foi essencial para viabilizar as estruturas já estabelecidas, assim como o será para as próximas.

•  Combate ao Assédio Sexual

Divulgação da Enquete

Enquete sobre Assédio Sexual amplia as ferramentas de combate à prática na UFF

PesquisaAssédio Sexual

blur_on Em 15-08-2017 às 17h30min. Fontes: Sintuff. Edição: Wellington de Oliveira Teixeira.

Não se cale e compartilhe conosco sua história para que juntos possamos enfrentar o problema. Se você conhece alguém que sofreu Assédio Sexual na UFF, por favor informe sobre esse formulário para juntos combatermos essa conduta nefasta. Juntos somos mais fortes, você não está sozinh@!.
    GT das Mulheres, Sintuff

O Combate ao Assédio Sexual ganha um novo instrumento visando identificar, prevenir e combater os casos: a Enquete sobre Assédio Sexual para Comunidade Acadêmica da UFF. Nela, é importante ressaltar, a sua identidade não será revelada e o sigilo será garantido.

A ação é fruto da atuação do GT das Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF (Sintuff), que desenvolveu um projeto para que o assunto seja abordado de maneira clara e objetiva: mapear os casos de assédio sexual na Universidade permitirá a elaboração de um programa de combate ao problema.

A iniciativa recebe todo o apoio da Direção do ICHF, onde já está em debate um protocolo para atendimento às vítimas de assédio sexual e, com o desenvolvimento desse novo instrumento e a ampla divulgação das punições previstas em lei, será possível reduzir a impunidade para os assediadores e coibir a ação dos agressores.