Comunicado Oficial

Comunicados à Comunidade Academica e à Sociedade
  • record_voice_over

COMUNICADO

As Direções dos Institutos de Ciências Humanas e Filosofia, História e Psicologia vêm a público manifestarem-se em relação a recentes ataques à sua imagem e mais frontalmente a um projeto de Universidade pública comprometida com a ampliação dos acessos a todos os setores da sociedades, sem discriminação de gênero, sexualidade, raça, cor e credo.

Temos vivenciado, em termos globais, o recrudescimento das manifestações de ódio e intolerância, assim como retrocessos em relação aos Direitos humanos e aos valores democráticos.

Nossos Institutos possuem uma longa trajetória de combate às mais variadas formas de discriminação, não como pano de fundo de disputas politico-partidárias e, sim, como atores centrais, no primeiro plano do processo de formação de adultos engajados socialmente. Hoje, repensamos a Universidade que queremos.

É justamente a preocupação com a qualidade desse processo, crítico e reflexivo, que tem garantido as melhores notas para nossos cursos de graduação, no ranking de avaliação do MEC; assim como o reconhecimento público de nossos programas de pós-graduação pela comunidade científica nacional e internacional.

Temos discutido, formulado e acolhido as políticas de ações afirmativas, iniciadas pelos movimentos negros a partir de intenso debate que foi estendido a outros atores sociais, levando a sério o entendimento e a missão da Universidade pública.

Temos nos pautado nos valores democráticos, cujos espaços deliberativos são abertos a diferentes segmentos da comunidade acadêmica e nos processos decisórios negociados, dialogados.

Ainda precisamos fazer mais, fazer melhor porque a ampliação dos acessos não foi acompanhada em igual proporção pela compreensão da diversidade e pelos ideais de solidariedade humana e respeito à liberdade.

Assim, vimos a público repudiar as manifestações interessadas em criminalizar segmentos da população LGBTI, desconsiderando aqueles que são direitos de todas as pessoas desta universidade, com associações que vilipendiam a integridade moral das pessoas trans e travestis. Da mesma forma, o tratamento irresponsável e simplista de temas de ampla relevância e abrangência social como o uso de drogas, cujo debate público e responsável foi e é estimulado pelas universidades, centros de pesquisa e entidades de proteção dos direitos humanos.

Direção do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
    Direção do Instituto de Psicologia