Publicações

Lançamentos

update Publicações Recentes

Clique em qualquer elemento do artigo para acesssar seu conteúdo

  • Bancos Comunitários do Preventório e de Saracuruna

    Bancos Comunitários do Preventório e de Saracuruna: experiências pioneiras de financiamento e de extensão universitária no Rio de Janeiro

    Incubadoras

    blur_on Bárbara Heliodora França (organizadora).

    Os Bancos Comunitários de Saracuruna, Duque de Caxias, e Preventório, Niterói, com dois anos de funcionamento, já sobrevivem há mais tempo do que a maioria dos empreendimentos no Brasil. A primeira etapa foi superada e, aos poucos, passam a entender suas respectivas importâncias como agentes de microcrédito na região, além de transformarem o espaço onde atuam. Analisando essa estrutura, Bárbara Heliodora organiza uma série de artigos sobre em Bancos Comunitários do Preventório e de Saracuruna.

    A obra reúne relatos, experiências e saberes acerca da criação e manutenção desses dois Bancos, no Rio de Janeiro. Eles foram criados sob a parceria da Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária da UFF (IEES/UFF), moradores dos bairros de Saracuruna e Preventório e uma empresa da iniciativa privada. O que pode ser considerado inédito, nesse tipo de empreendimento, é a participação e financiamento de uma empresa privada (Ampla energia elétrica) durante a criação do projeto. O consenso em todos os artigos é que, para o projeto funcionar e seguir em frente, todos os atores têm autonomia em suas decisões, seja a Ampla como financiadora, a IEES/UFF como entidade assessora e as comunidades como implementadoras e gestoras dos BCDs.

    Outra característica do livro é a pluralidade de visões e relatos daqueles que fazem parte dos BCDs. Contém artigos escritos por acadêmicos da universidade, pela empresa e pelos moradores das comunidades, retratando, de fato, a alma coletiva do projeto.

    O livro encontra-se disponível na Eduff ou pelo email: bancocomunitariouff@gmail.com

arrow_upwardTopo