Publicações

Periódicos

update Revistas online

Clique em qualquer elemento do artigo para acesssar seu conteúdo

  • Antropolítica 25 - Revista Contemporânea de Antropologia

    Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia

    Antropologia

    blur_on Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

    É uma publicação semestral do programa de pós-graduação em antropologia que destina-se a publicar artigos, resenhas, entrevistas, notícias e outros formatos relativos às atividades de ensino e pesquisa docente e discente do PPGA. Destina-se também a publicar colaborações de pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa relacionadas ao campo da Antropologia e áreas afins, desde que haja uma interlocução com a Antropologia. Cada número é composto por um Dossiê temático, organizado por um pesquisador do PPGA e convidados, além de artigos avulsos. Todas as colaborações recebidas serão submetidas a pareceristas. Antropolítica não possui prazo para recebimento de artigos e resenhas, ela funciona em fluxo continuo. Entretanto, os colaboradores interessados deverão submeter seus artigos de acordo com as normas de publicação da revista, pois não serão aceitas colaborações fora das regras estabelecidas. Textos escritos originalmente em espanhol, francês e inglês não precisarão ser traduzidos, salvo se tiverem sido publicados anteriormente. Nesse caso, o artigo terá de ser traduzido para o português.

    Antropolítica 28 — Cidade, Teoria, Etnografia
  • AQUINATE

    Aquinate – Revista Eletrônica de Estudos Tomistas

    blur_on Área de Filosofia UFF.

    Filosofia

    É uma Revista Eletrônica de Estudos Tomistas. Resultado do especial interesse acadêmico dos alunos e do empenho do Prof. Dr. Paulo Faitanin, Diretor e Redator desta publicação digital. É uma publicação quadrimestral voltada para a pesquisa e divulgação do pensamento de Tomás de Aquino [1225-1274], filósofo e teólogo medieval.

    Ela pretende principalmente ser, no Brasil, um veículo de difusão e informação acadêmica, de pesquisa e investigação do Pensamento de Tomás de Aquino e do Pensamento Medieval. Mas, também, pretende ser instrumento de análise e crítica dos diversos campos do saber. Assim, ela pretende resgatar em suas publicações os autores e os temas que influenciaram o Pensamento de Tomás de Aquino; pretende, também, estabelecer um Fórum de Debate Acadêmico, promovendo um efetivo diálogo entre o Pensamento de Tomás de Aquino com o Pensamento Antigo, Medieval, Moderno e Pós-Moderno.

    Conheça mais a respeito: www.aquinate.net

    As virtudes morais (São Tomás de Aquino)

    Tomás de Aquino, filósofo e teólogo dominicano, santo e doutor da Igreja, escreveu diversas obras e dentre as mais importantes estão as famosas Questões Disputadas, que são o fruto característico da universidade medieval. São dessas Questões que derivam as mais célebres contribuições de Tomás para a filosofia e a teologia.

    A Editora Ecclesiae tem a alegria de publicar As Virtudes Morais, tradução inédita em português das Quaestiones Disputatae De Virtutibus, quaestio 1 e 5. Nessas páginas o leitor encontrará os fundamentos da ética natural de Tomás de Aquino e da Igreja Católica.

  • Breviário de Filosofia Pública

    Breviário de Filosofia Pública

    blur_on Laboratório de Estudos Hum(e)anos, UFF.

    Filosofia

    O Breviário de Filosofia Pública é um periódico mensal de pequenos ensaios. O pequeno ensaio não impede que sejam publicados escritos de fôlego, mas a idéia do veículo é promover a escrita breve, que não se confunda com o artigo ou com o relatório, reflexiva ou de intervenção, principalmente, mas não só, sobre assuntos políticos. Trata-se do primeiro empreendimento acadêmico deste gênero e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF. Todos os escritos enviados ao breviário são submetidos ao crivo da editoria e de pareceristas convidados sob o modelo da revisão anônima por pares.

  • Revista Cantareira

    Revista Ensaios

    Ciências Humanas

    blur_on Alunos da Graduação e da Pós-graduação da área de Ciências Humanas, UFF.

    A Revista Ensaios está voltada para a publicação de artigos, resenhas, traduções, ensaios, poemas, entrevistas e outras expressões científicas, artísticas e da mídia de graduandos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, de graduandos de outros Cursos de Ciências Sociais e de outras áreas das Ciências Humanas da UFF e de outras universidades brasileiras.

    Seu caráter interdisciplinar corresponde à crescente presença das Ciências Sociais na formação de estudantes de outras áreas das Ciências Humanas e das Artes, e aos próprios interesses dos estudantes de Ciências Sociais na produção acadêmica de outras áreas.

    A Revista Ensaios pretende ser estímulo à diversidade na produção científica, à interlocução científica entre estudantes de graduação, e ao aprimoramento e divulgação de trabalhos acadêmicos que costumam permanecer circunscritos às exigências das rotinas escolares - como os trabalhos finais de disciplinas e monografias elaboradas no Curso de Ciências Sociais da UFF.

    A revista também pretende colaborar com a formação profissional dos estudantes diretamente envolvidos na sua elaboração, com a dos que colaborarão enviando trabalhos e com a informação do público que tomará contato com ela, abrangente pela natureza desse tipo de publicação.

    Contatos: revistaensaios@gmail.com

    Revista Ensaios V.9 — Pensamento Social Brasileiro
  • Revista Estudos Hum(e)anos

    FilosofiaCiência Política

    blur_on Programa de Pós-Graduações em Filosofia da UFMG e em Ciência Política da UFF.

    A Revista de Estudos Hum(e)anos é uma publicação semestral do Grupo Hume do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG e do Laboratório de Estudos Hum(e)anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF.

    A revista recebe ensaios que tenham como objeto principal ou acessório a filosofia de David Hume, bem como estudos comparativos entre a filosofia de Hume e a de outros autores, ou que estabeleçam análises humeanas de fenômenos. Este corpo permanente é acrescido de seções eventuais com resenhas de livros atuais sobre Hume ou de interesse do público humeano e de traduções.

    Revista de Estudos Hum(e)anos nº 8, 2014/01
  • Revista de Estudos Políticos

    Revista Estudos Políticos

    Política

    blur_on Núcleo de Estudos em Teoria Política, UFRJ, e do Laboratório de Estudos Hum(e)anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, UFF.

    A Revista de Estudos Políticos é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos em Teoria Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Laboratório de Estudos Hum(e)anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. A revista inclui artigos científicos de excelência, além de entrevistas com personagens de relevância na cena intelectual e/ ou política nacional e internacional. Este corpo permanente é acrescido de seções eventuais com resenhas, documentos de arquivo, traduções inéditas da bibliografia política e dossiês temáticos. Por meio de material variado, a revista acolhe diversos campos da reflexão sobre a política. Além disso, os leitores podem acompanhar os acessos ao sítio da revista.

    Revista de Estudos Políticos vol 6 nº 1
arrow_upwardTopo